Guilherme Moraes
Limpeza de placas solares: Como efetuar a limpeza de uma usina solar
Updated: Dec 17, 2022

O Brasil possui mais de 700 mil usinas de micro geração conectadas a rede, são usinas que utilizam a energia solar fotovoltaica como geração. Porém, algumas dúvidas ainda geram apreensão na hora de realizar esse tipo de investimento. Uma das principais é: eu vou gastar muito com a manutenção?
Então decidimos esclarecer essa e outras questões relacionadas:
O módulo fotovoltaico precisa de manutenção? Ela é cara?
A vida útil de um módulo é, em média, de 25 anos a 30 anos. Para garantir que o sistema funcione com qualidade, é importante realizar a manutenção preventiva do equipamento. Mas não é preciso se preocupar, pois são procedimentos simples, que, em sua maioria, podem ser feitos pelo próprio consumidor. Por esse motivo, não será necessário gastar muito.
Como é feita a manutenção?
Existem três tipo de manutenção: a preventiva, preditiva e a corretiva.
A manutenção preventiva consiste na limpeza das placas. Ela deve ser realizada com o sistema desligado, com auxílio de água e um pano limpo ou uma esponja macia. É importante não usar nenhum produto químico ou qualquer item abrasivo, evitando danificar a superfície dos módulos. Também não se deve utilizar jatos de água diretos sobre o equipamento.
É recomendável que esse tipo de manutenção seja feita entre 1 ou 2 vezes ao ano, conforme as condições climáticas do local da instalação e do acúmulo de sujeira sobre as placas.
A manutenção preditiva se refere a uma inspeção visual para identificar arranhões, manchas, rachaduras ou qualquer indício de quebra. Ela também inclui o monitoramento do desempenho da usina.
A manutenção corretiva deve ser feita quando o cliente identificar algum defeito ou desempenho abaixo do esperado no sistema fotovoltaico. Nesse caso, é será preciso acionar uma assistência técnica especializada para realizar o diagnóstico e reparo do problema.
Importante: ao escolher uma empresa especializada, como Illuminare Energia Solar, para fazer a instalação, utilizando equipamentos de qualidade, e realizando as manutenções preventiva e preditivas, o consumidor minimiza as chances de mau funcionamento do sistema e a necessidade de gastos adicionais com uma manutenção corretiva.