top of page
blog-illuminare-energia-solar-erechim.pn

Como funciona a Energia Solar?
Tudo o que você precisa saber antes de colocar energia solar no seu imóvel

oq é
principas sistemas

O que é Energia Solar

A energia solar é uma fonte renovável de energia que é gerada através do sol, captadas por painéis solares convertendo irradiação solar em corrente elétrica. Sendo capaz da unidade consumidora adquirir autonomia de geração elétrica para abatimentos na conta de luz convencional.

Possuindo energia solar na sua residência é possível ter abatimentos mensais de até 95% do valor na sua conta de luz, sendo perceptível a economia parcial ou até mesmo total já nos primeiros meses de utitilização de um sistema fotovoltaico.

Para conectar uma usina solar fotovoltaica à rede da concessionária (ON GRID) é necessário um "kit fotovoltaico", que é o equipamento necessário para o funcionamento da sua usina solar, normalmente composto por  módulos fotovoltaicos, inversor string on-grid, cabos solares, string CA e String CC.

Sendo obrigatório a elaboração de um projeto fotovoltaico para a homologação do seu sistema solar, feito por um técnico ou engenheiro elétrico.

Principais sistemas de geração fotovoltaica​

Existem três principais sistemas de geração de energia fotovoltaica: o on-grid, o off-grid e os sistemas híbridos.

O sistema fotovoltaico on-grid é o mais popular, pois têm conexão direta com a rede elétrica da concessionária. Dessa forma, qualquer excedente de energia é enviado à distribuidora e o proprietário do imóvel ganha o desconto proporcional pela energia injetada.

 

Além disso, se a geração de energia não for suficiente para suprir as necessidades do seu imóvel, a rede elétrica convencional fornece o restante necessário.

O off-grid é um sistema autônomo, sem necessidade de ligação com a rede elétrica da concessionária. Tem maior uso em locais remotos, onde não há acesso à rede elétrica. A energia excedente gerada pelas placas fotovoltaicas pode ser armazenada em baterias, a fim de garantir a alimentação mesmo em dias chuvosos, nublados ou durante a noite.

Já os sistemas híbridos se caracterizam por estarem ligados à rede de energia, mas também serem capazes de armazenar a produção excedente em baterias, agregando, assim, características dos sistemas on-grid e off-grid.

Sistemas híbridos oferecem, ainda, mais independência para o usuário, sendo capazes de fornecer energia mesmo durante a noite. Além disso, esses sistemas são capazes de reduzir a conta de luz ainda mais, uma vez que a rede elétrica é usada menos vezes.

Agora que você já tem algumas informações importantes sobre energia solar, vamos lhe explicar detalhadamente

 

 

 

como funciona uma usina de energia solar ON-GRID

 

 

 

como-funciona-a-energia-solar-on-grid-illuminare-energia-solar.png
c funciona sistema ong
equipamentos

A energia solar on-grid funciona utilizando painéis solares instalados no telhado da residência e gerando energia elétrica quando há irradiação solar, ou seja, a luz do sol. Essa energia é levada ao inversor solar que altera a corrente elétrica, de contínua para alternada, para haver compatibilidade com a corrente convencional da residência, ficando pronta para utilização dos eletrodomésticos e em qualquer outro equipamento consumidor, tal como, geladeira, chuveiro elétrico, ar condicionado.

Se a sua residência com energia solar fotovoltaica gerar mais energia do que está consumindo, a energia extra irá para a rede da concessionária e gerará um “crédito de energia” para futuros abatimentos na sua conta de luz.

 

Este crédito de energia tem validade de até 60 meses, sendo possível acumular as sobras de crédito neste período, normalmente indicado para utilizar em meses sazonais em que a performance da usina diminui, tal como no inverno.

Quais equipamentos é necessário para gerar energia solar residencial?

Para um sistema fotovoltaico padrão on-grid (conectado à rede elétrica da sua residência) funcionar, você vai precisar de um kit de energia solar residencial com:

  • painéis fotovoltaicos (placas solares): Também conhecidos pelo termo técnico de módulo fotovoltaico, a placa solar é responsável de captar a luz do sol, transformando a irradiação solar em corrente elétrica, essa carga de energia é chamada de corrente contínua.

  • inversor solar: O inversor on grid é o equipamento responsável pela conversão de corrente gerada pelas placas solares, transformando corrente continua (CC) em corrente alternada (CA).

  • estrutura de fixação: A estrutura de fixação é parte fundamental do kit fotovoltaico, através da estrutura que é feito a fixação das placas solares em cima do telhado.

  • cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos);

  • string box CC CA: A String Box CC é utilizado para proteção do sistema fotovoltaico na geração em corrente contínua (String box CC) e para corrente alternada (String Box CA), sendo definida de acordo com as características da instalação. É composto por DPS e um Disjuntor. 

energia-solar-residencial-illuminare-energia-solar-erechim-rs.png

Usina Solar Fotovoltaica Residencial - Instalada pela Illuminare em Erechim-RS

Passo a passo para ter energia solar na sua casa

O primeiro passo para você ter energia solar na sua casa, empresa ou propriedade rural, é de ter uma proposta técnico-comercial, este documento te dará um norte para o que você poderá ter de abatimento na sua conta de luz e informações importantes sobre valor de investimento e retorno financeiro ao longo dos anos.

Para isso, é necessário efetuarmos um dimensionamento prévio do seu consumo de energia elétrica convencional, é  através do seu histórico de consumo que vamos conseguir calcular com maior precisão qual a sua necessidade energética de geração fotovoltaica.

 

Será analisado também a localização geográfica do imóvel na qual receberá a instalação da usina fotovoltaica, sendo analisada informações técnicas como posicionamento solar, tipo de telhado disponível para instalação, possíveis pontos de sombreamento que possam diminuir a performance da sua usina fotovoltaica. 

Será apresentado para você uma proposta técnico-comercial constituída de todas informações necessárias para tomada de decisão, tais como:

  • Geração Média em kw/h da sua usina solar;

  • Quantidade de marca de placa e inversor;

  • Custos com Equipamento Fotovoltaico;

  • Custos de engenharia e homologação;

  • Custos de mão de obra;

 

  1. Engenharia: Após o fechamento e pagamento do contrato, será coletada toda documentação para encaminhamento da engenharia, sendo feito a comunicação com a concessionária de energia, elaboração de projeto fotovoltaico e demais trâmites para posterior homologação do seu sistema fotovoltaico.

  2. Compra do Equipamento: Com o seu projeto fotovoltaico encaminhado, é feito o pedido do seu equipamento conforme contrato com a mesma quantidade de geração de kwp assinada. Hoje a Illuminare conta com mais de 15 distribuidoras de equipamentos fotovoltaicos como parceira, tais como, Foco Energia, Mazer Distribuidora, Go Solar, Pulse Solar, entre outros.

  3. Instalação: Com o recebimento do seu equipamento, a nossa equipe técnica se desloca até a sua residência ou empresa para execução do projeto, tal como apresentado à concessionária.

  4. Homologação: Concluída sua instalação, nosso time de engenharia irá comunicar a conclusão da sua instalação e solicitará a troca do medidor do seu padrão de entrada, colocando um medidor bidirecional, que fará a leitura do seu consumo e da sua geração.

Quais equipamentos é necessário para gerar energia solar residencial?

Para um sistema fotovoltaico padrão on-grid (conectado à rede elétrica da sua residência) funcionar, você vai precisar de um kit de energia solar residencial com:

  • painéis fotovoltaicos (placas solares): Também conhecidos pelo termo técnico de módulo fotovoltaico, a placa solar é responsável de captar a luz do sol, transformando a irradiação solar em corrente elétrica, essa carga de energia é chamada de corrente contínua.

  • inversor solar: O inversor on grid é o equipamento responsável pela conversão de corrente gerada pelas placas solares, transformando corrente continua (CC) em corrente alternada (CA).

  • estrutura de fixação: A estrutura de fixação é parte fundamental do kit fotovoltaico, através da estrutura que é feito a fixação das placas solares em cima do telhado.

  • cabos e conectores: específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos);

  • string box CC CA: A String Box CC é utilizado para proteção do sistema fotovoltaico na geração em corrente contínua (String box CC) e para corrente alternada (String Box CA), sendo definida de acordo com as características da instalação. É composto por DPS e um Disjuntor. 

Manutenção Periódica e Limpeza das placas solares

​A recomendação é que a limpeza das placas solares fotovoltaicas seja feita, no mínimo, uma vez ao ano, mudando para a cada seis meses em locais, como usinas instaladas em propriedades rurais com poucas chuvas e muita poeira. 

No entanto, o ideal é que você mesmo observe as condições do painel e acompanhe regularmente a produção do seu sistema por meio do inversor ou do aplicativo de monitoramento de energia solar. 

Se os módulos estiverem muito sujos e a geração do seu sistema apresentar uma queda significativa desde a última manutenção, pode estar na hora de uma nova limpeza do painel solar. 

passo a passo

Simule aqui 
o seu projeto.

Preencha o nosso formulário de contato

e receba um orçamento totalmente gratuito pelo nosso time de consultores técnicos.

Saiba quanto irá economizar
com Energia Solar

Receba seu Orçamento Gratuito

 

arrow&v
bottom of page